16/12/09
Desmonte? Os números provam que não – por Elite Azul & Branca
A cada final de campeonato e principalmente ao final de uma temporada, o mercado da bola agita-se e o vai-e-vem de jogadores é inevitável. Isso ocorre em todos os clubes do Brasil e do mundo, independente de planejamento ou não e, em especial, quando uma equipe apresenta um rendimento acima do esperado pela imprensa nacional (7 anos em 1).
Claro que o clube organizado e seguidor de um planejamento conseguirá repor as perdas com peças de qualidade, a fim de alçar voos ainda maiores.
Analisando-se os times titulares dos brasileiros de 2007, 2008 e 2009 e dos campeonatos catarinenses de 2008 e 2009, observa-se que ocorreram consideráveis alterações no elenco avaiano. Em média, a cada campeonato o time titular mudou em 5 posições. Alguns novos contratados e outros talentos que já estavam no plantel, receberam a esperada oportunidade, conforme o quadro a seguir:
Quando se compara o elenco avaiano entre os brasileiros, as mudanças são ainda maiores. Apenas 3 ou 4 jogadores permaneceram entre um campeonato e outro. Acredito que se buscarmos os campeonatos anteriores, as alterações provavelmente foram ainda maiores. Veja o quadro comparativo:
Não se pode esquecer também o ocorrido no último brasileiro, quando o time titular iniciou com uma formação e ao longo do campeonato sofreu mudanças, com a entrada de três jogadores, que ganharam espaço. Desses, dois já estavam no elenco desde o início da competição:
Importante destacar que com a alteração do esquema e de alguns jogadores, atletas que já faziam parte do plantel se destacam. Como exemplo, tem-se o Marcus Winícius, o qual rendeu muito enquanto jogava ao lado de Batista, mas teve um desempenho abaixo quando atuou com o Léo Gago. Por outro lado, o Ferdinando nunca jogou tanto como volante como neste último brasileiro, aparecendo ao lado do Léo Gago. Inclusive, ao final da série B de 2008, muitos acreditavam que com a vinda de um lateral direito, o Ferdi não teria mais espaço entre os titulares, entretanto “roubou” a vaga do Marcus Winícius.
Mas por que tantas comparações? Muito se tem falado que a base do elenco avaiano está se desfazendo, contudo a saída de alguns jogadores é um fato normal a cada intervalo entre campeonatos. Nas últimas competições a formação da equipe titular se modificou substancialmente (5/11), até mesmo durante o próprio campeonato. Algumas alternativas foram trazidas de fora, porém muitas estavam integradas ao plantel do Leão e quando obtiveram oportunidades não saíram mais do time. O Eltinho praticamente não jogou o Catarinense!!!
Percebe-se que de 2007 para cá a equipe titular sempre se alterou em pelo menos 5 posições, nem por isso o Leão deixou de conquistar seus objetivos. Peças de reposição aos poucos chegam. Aliás, dos cinco que saíram, três já possuem reposição, a princípio, incontestada.
Pedro Henrique Macedo Nora
Nr: Acho que o Pedro provou de forma incontestável que é balela esse negócio de desmonte que a imprensa teima em rotular. Com dados REAIS ficou demonstrado que a histeria, minha inclusive eu admito, não tem razão de ser pois os elencos mudam de ano a ano desde 2007 e os resultados são alcançados dentro de campo.
Sobre esta questão do “desmonte” que a imprensa adora colocar, quando o Avaí é o assunto, o excelente blog DNA AZUL da querida Kátia de Paula, trata de forma bem dura e direta. Clique aqui e leia.




